top of page
Buscar

São Francisco de Assis: História e Orações.

Equipe Artcruz

BREVE HISTÓRIA


Imagem de São Francisco de Assis

Este gigante da santidade era fisicamente de modesta estatura, tinha barbicha rara e escura. E, no plano cultural, ainda mais modesto. Conhecia o provençal, ensinado pelo pai, por ter feito algumas leituras de romances de cavalaria. Era um hábil vendedor de tecidos, ao lado de um pai que lhe enchia a bolsa de moedas. Nas alegres noitadas com os amigos, Francisco não media despesas. Participou das lutas entre as cidades e conheceu a humilhação da derrota e de um ano de prisão em Perúgia.


No regresso, fez-se armar cavaleiro pelo conde Gualtério e esteve a ponto de partir para a Apúlia; mas em Espoleto, “pareceu-lhe ver”, conta são Boaventura na célebre biografia, “um palácio magnífico e belo, e dentro dele muitíssimas armas marcadas com a cruz, e uma voz que vinha do céu: São tuas e dos teus cavaleiros”.


A interpretação do sonho veio-lhe no dia seguinte: “Francisco, quem te pode fazer mais bem, o senhor ou o servo?” Francisco compreendeu, voltou sobre seus passos, abandonou definitivamente a alegre companhia e enquanto estava absorto em oração, na igreja de São Damião, ouviu claramente o apelo: “Francisco, vai e repara a minha Igreja que, como vês, está toda em ruínas”.

O jovem não fez delongas e, diante do bispo Guido — a cuja presença o pai o conduzira à força para fazê-lo desistir —, despojou-se de todas as roupas e as restituiu ao pai.


Improvisou-se em pedreiro e restaurou do melhor modo possível três igrejinhas rurais, entre as quais Santa Maria dos Anjos, dita Porciúncula. Uma frase iluminante do Evangelho indicou-lhe o caminho a seguir: “Ide e pregai... Curai os enfermos... Não leveis alforje, nem duas túnicas, nem sapatos, nem bastão”.


Na primavera de 1208, 11 jovens tinham-se unido a ele. Escreveu a primeira regra da ordem dos frades menores, aprovada oralmente pelo papa Inocêncio III, depois que os 12 foram recebidos em audiência, em meio ao estupor e à indignação da cúria pontifícia diante daqueles jovens descalços e mal-vestidos.


Mas aquele pacífico contestador teve também a solene aprovação do sucessor, Honório III, com a bula Solet Annuere, de 29 de novembro de 1223.


Um ano depois, na solidão do monte Alverne, Francisco recebeu o selo da Paixão de Cristo, com os estigmas impressos em seus membros. Depois, ao aproximar-se da “irmã Morte”, improvisou seu “Cântico ao irmão Sol”, como hino conclusivo da pregação de seus frades. Por fim, pediu para ser levado à sua Porciúncula e deposto sobre a terra nua, onde se extinguiu cantando o salmo "Voce mea", nas vésperas de 3 de outubro.

*Fonte: Aplicativo ILiturgia/Pia Sociedade Filhas de São Paulo Paulinas


AS CÉLEBRES ORAÇÕES DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


Dentre tantas obras de evangelização, notabilizou-se também pela criação de lindas orações, dos quais destacamos as duas mais famosas.


A primeira, e mais conhecida, é a chamada Oração de São Francisco, que transcrevemos abaixo:


Senhor, Fazei de mim um instrumento de vossa Paz. Onde houver Ódio, que eu leve o Amor. Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão. Onde houver Discórdia, que eu leve a União. Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé. Onde houver Erro, que eu leve a Verdade. Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança. Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria. Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna!


A segunda e não menos importante é o lindo Cântico ao Irmão Sol:


Altíssimo, onipotente, bom Senhor, teus são o louvor, a glória e a honra e toda a bênção. Somente a ti, ó Altíssimo, eles convém, e homem algum é digno de mencionar-te. Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o Senhor Irmão Sol, o qual é dia, e por ele nos iluminas. E ele é belo e radiante com grande esplendor, de ti, Altíssimo, traz o significado.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e pelas estrelas, no céu as formaste claras e preciosas e belas. Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento, e pelo ar e pelas nuvens e pelo sereno e todo o tempo, pelo qual às tuas criaturas dás sustento. Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, que é mui útil e humilde e preciosa e casta. Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo pelo qual iluminas a noite, e ele é belo e agradável e robusto e forte. Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa,  a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz diversos frutos com coloridas flores e ervas. Louvado sejas, meu Senhor, por que perdoam pelo teu amor, e suportam enfermidade e tribulação.

Bem aventurados aqueles que as suportarem em paz, porque por ti, Altíssimo, serão coroados. Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa, a morte corporal, da qual nenhum homem vivente pode escapar. Ai daqueles  que morrerem em pecado mortal: bem-aventurados os que ela encontrar na tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal! Louvai e bendizei ao meu Senhor, e rendei-lhe graças e servi-o com grande humildade.


ARTIGOS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


São Francisco de Assis reúne milhões de devotos por todo o mundo, que compartilham o amor e os ensinamentos deste tão querido santo.


Terço de São Francisco de Assis com Tau

Dentre os símbolos que remetem à São Francisco, estão primeiramente a cruz Tau, uma cruz em forma de T, que São Francisco usava e é um símbolo dos Franciscanos.


O tau pode ser usado com cordão no pescoço, como colar, no chaveiro ou ainda no terço, como por exemplo o Terço de São Francisco ou terço de pulso.


Além do Tau, você pode ter em sua casa ou local de oração uma capelinha que lembre o Santo e a sua magnífica oração, para ser recitado e refletido a todo momento. Também, recomenda-se que você pode ter consigo o próprio Terço de São Francisco, com o qual poderá unir a sua devoção à Nossa Senhora e também ao glorioso São Francisco.


Capelinha em madeira de são francisco de assis

Por fim, poderá ter vários outros itens, como imagem ou vela aromática, formando um lindo e sagrado oratório em honra a São Francisco.


No site da Artcruz você encontra esses e muitos outros artigos religiosos que irão ajudar na tua vida de fé e de oração! Clique aqui e conheça nossa coleção completa de artigos de São Francisco!




 
 
 

Kommentare


bottom of page